Nenhum aspecto da vida de um homem revela mais o seu caráter de que o seu casamento. O que ele faz com seu ofício de marido? Ele guia sua esposa espiritualmente para o bem dela?
Talvez não há forma melhor de avaliar homens para os ofícios se não, olhando para seu ofício primário, o chamado a cuidar da sua noiva, como Cristo amou a sua. De uma forma ou outra, podemos ter certeza de que o caráter de um homen vai ser muito evidente para sua esposa, e provavelmente o seu casamento vai mostrar o seu caráter para os outros ao redor também.
O relacionamento mais importante que o homem tem no seu lar é com sua esposa. Paulo pergunta retoricamente em 1 Timóteo 3:5, “como alguém cuidará da igreja de Deus e não sabe governar a própria casa?” e bem poderíamos acrescentar: “como alguém amará a noiva de Cristo se não sabe amar sua própria noiva?”. O marido sábio reconhece que sua esposa é filha de Deus, confiada ao seu cuidado, e ele a ama, protege, e guia para o bem dela. Ele a conhece intimamente, tanto suas virtudes quanto suas falhas, e ele não recua e critica ou acusa, mas terna e humildemente a leva para Cristo, onde ele também constantemente vai para lidar com seus próprios pecados. Seguindo o exemplo de Cristo, ele dá de se mesmo: do seu tempo e esforço, e do seu próprio coração. Quando a Igreja busca homens qualificados para o ofício, ela deve observar o seu chamado como maridos.
A revista Diakonia é uma publicação bimestral do Instituto João Calvino. Os pontos de vista expressos nesta revista refletem os juízos pessoais dos autores, não representando necessariamente a posição de seus editores. Os direitos de publicação desta revista são do Instituto João Calvino. Permite-se reprodução desde que citada a fonte e o autor.
Copyright 2023 – Instituto João Calvino. Todos os direitos reservados.