Trabalho Diaconal

Apesar dos diáconos serem oficiais de Cristo, que servem a Ele servindo a Sua Igreja, percebemos uma grande falta de conhecimento sobre esse honroso ofício estabelecido por Cristo para a igreja no Novo Testamento. Observa-se distorções que subestimam ou reduzem esse ofício a funções subalternas em algumas igrejas, até mesmo em comunidades historicamente reformadas. Nosso foco nesta edição é trazer a luz das Escrituras o conhecimento verdadeiro e valorizar o papel relacionados ao ofício de diácono.

Uma busca pela restauração e valorização do diaconato

Os quatro artigos desta edição abordam aspectos fundamentais do ministério diaconal. O primeiro, “A Criação e o Ministério da Misericórdia” de Elienai B. Batista, explora as raízes do diaconato no Antigo Testamento, relacionando a criação de Deus com o serviço de misericórdia dos diáconos. O segundo, “A restauração do diaconato na época da Reforma” de Jim Witteveen, destaca como o ministério foi restaurado durante a Reforma, alterando a visão da pobreza e restabelecendo princípios bíblicos. O terceiro, “Visitas Diaconais” de Wietse Huizinga, oferece uma abordagem prática e detalhada, agindo quase como um curso sobre visitação diaconal. Por fim, “Como planejar as visitas diaconais anuais” de Julius VanSpronsen destaca a importância da visitação e fornece orientações práticas para um planejamento eficaz, evitando que as emergências se tornem a norma no ministério diaconal.

Sumário desta edição

A Criação e o Ministério da Misericórdia

por Elienai Batista

A Restauração do Diaconato na Reforma

por Jim Witteveen

Visitas Diaconais

por Wietse Huizinga

Planjamento de visitas diaconais

por Julius VanSpronsen

Leia agora gratuitamente a edição "Trabalho Diaconal"

A revista Diakonia é uma publicação bimestral do Instituto João Calvino. Os pontos de vista expressos nesta revista refletem os juízos pessoais dos autores, não representando necessariamente a posição de seus editores. Os direitos de publicação desta revista são do Instituto João Calvino. Permite-se reprodução desde que citada a fonte e o autor.

Copyright 2023 – Instituto João Calvino. Todos os direitos reservados.